Sábado Dia 3




Oficina - MÚSICA BEBÉ




Formador: Mário Moniz
Hora: 11h30
Espaço Crianças/ Mundo


O Workshop destina-se a crianças dos zero aos três anos acompanhados pelos próprios pais.
Pretende ser um local onde são criadas situações de escuta e descoberta musical que privilegiam a voz humana e o cancioneiro tradicional açoriano. Partimos da metodologia desenvolvida por Edwin Gordon na Teoria de aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Nesta metodologia, a criança desempenha um papel central e defende-se a ideia de que a aprendizagem da linguagem musical deve começar desde o nascimento, num processo semelhante ao da aprendizagem da língua Materna/da fala.
Assim, o nosso trabalho parte de uma abordagem informal onde as crianças têm liberdade para explorar movimentos, sons e ritmos fomentando, também, o conhecimento do seu próprio corpo como instrumento principal. 


Oficina - DANÇAS DE PARES

Formador: Alexandre Matias
Hora: 11h30
Palco Balho

Oficina - HORA DO CONTO

Formadora: Anabela Cura
Hora: 14h30
Espaço Crianças/ Mundo

Oficina - ENTREPASSOS

Formadora: Carolina Rocha
Hora: 14h30
Palco Balho



Gatinhar, andar, correr e saltar são os movimentos mais naturais do ser humano. 

Nesta oficina pretende-se explorar as potencialidades do corpo a partir da forma mais simples de locomoção que todos nós utilizamos no nosso dia-a-dia: o andar.

Mover os corpos em simultâneo no espaço circundante e explorar as suas conexões internas e externas. Serão lançadas propostas, timings, novas ideias e soluções. Jogos entre pessoa, tempo e espaço. A reacção espontânea e escolhas tomadas por parte do grupo estimularão o corpo, conduzindo-o a determinados caminhos e formas inesperadas, por vezes surpreendentes. Haverá um grande foco na consciência de grupo e no sentido de escuta dos corpos presentes.

Assim, através de movimentos naturais e da investigação das suas capacidades expressivas, físicas e criativas os participantes serão estimulados ao conhecimento e funcionamento do seu próprio corpo em concordância com outros corpos, valorizando e respeitando a contituição física de cada um.

Receber o desconhecido, despertar a consciência de grupo e saber aceitar a mudança, depositando confiança na sabedoria do corpo.

Oficina - DANÇAS EUROPEIAS

Formadora: Eva Parmenter
Hora: 16h00
Palco Balho

OFICINA PRÚVA-TXON


Formador: António Tavares
Hora: 17h30 
Palco Balho

Para encontrar um corpo consciente 
Partimos do pressuposto corpo dividido em dois: A cabeça e o resto do Corpo, como a matéria de estudo para a nossa Oficina. Pretendemos com os nossos participantes, redescobrirem um outro corpo que vagueia e dança em nós, até então pouco usado ou desconhecido.

Para tal propomos viajar desprovido deste ficheiro chamada cabeça para dissecar este corpo repleto de informação, preso pelas normas sociais, dependente das regras imposta pela visão. Mergulhar no desconhecido, colocar o nosso corpo à disposição do outro e sem perder a sua autonomia criativa, caminhar em dueto pelas estradas da confiança e auto-confiança, da auto-descoberta. Atravessar esta ponte até a outra fronteira, a do instantâneo, livre, leve, em dueto ou em trio, em grupo ou em solo e deixar o corpo brotar movimentos em total improvisação. Assim no recôndito do inconsciente redesenhar um novo corpo de dentro para fora, este que agora espelha em ti e de que sabes falar, os reflexos da tua cabeça: O resto do Corpo e a Cabeça.

Concerto - PARAPENTE 700 (Portugal)



Hora: 21h30
Palco Balho

Concerto - LOUBELYA (França)

Hora: 23h30
Palco Balho
Soundcloud Loubelya